terça-feira, 29 de abril de 2008

As canções de Mercedes Sosa

Quando ouço esta música parece-me ouvir ainda os índios correndo pela selvas e pelas matas, confundido-se com a Mãe Natureza que tanto amam e respeitam...


Indio toba

Indio toba no llorando aquel tiempo feliz
Pilcomayos y bermejos llorando por mi
Campamento de mi raza la america es
De mi raza de yaguarete
Es la America, es la America es . . .

Toba dueño como antes del bagre y la miel
Cazador de las charatas, la onza, el tatu
Toba rey de yararas, guazupu y aguaras
El gualamba ya es mio otra vez
Otra vez, otra vez . . .






outra música cantada por Mercedes Sosa (tradução)...

Canción con Todos

(Composição: Armando Tejada Gómez Y César Isella)

Saio a caminhar
Pela cintura cósmica do sul
Piso na região
Mais vegetal do tempo e da luz
Sinto ao caminhar
Toda a pele da América em minha pele
E anda em meu sangue um rio
Que liberta em minha voz
Seu caudal

Sol do alto Peru
Rosto Bolívia, Estanho e solidão
Um verde Brasil beija a meu Chile
Cobre e Mineral
Subo desde o sul
Rumo a entranha América e total
Pura raíz de um grito
Destinado a crescer
E a estourar

Todas as vozes, todas
Todas as mãos, todas
Todo o sangue pode
Ser canção no vento

Canta comigo, canta
Irmão americano
Liberte tua esperança
Com um grito na voz

Sem comentários: