sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Anakin


Ontem deu na televisão um filme que me ensinou uma das mais importantes lições dos últimos tempos… O terceiro episódio (primeira trilogia) da Guerra das Estrelas tem uma mensagem muito interessante. Anakin Skywalker, futuro Darth Vader, era um miúdo espectacular, generoso, corajoso e inteligente … porque raio então é que um miúdo com tão bom coração se transforma no monstro que é Darth Vader? Sem querer contar a história toda da primeira trilogia da Guerra das Estrelas, posso dizer que o mestre Yoda lhe disse no templo Jedi que não o queria treinar porque, para além da sua idade, sentia nele muito medo … medo de perder, medo de deixar ir... medo. E qual é o problema de ter medo?


Yoda: How feel you?

Anakin: Cold, sir.

Yoda: Afraid are you?

Anakin: No, sir.

Yoda: See through you we can.

Mace Windu: Be mindful of your feelings.

Ki-Adi-Mundi: Your thoughts dwell on your mother.

Anakin: I miss her.

Yoda: Afraid to lose her I think, hmm?

Anakin: What has that got to do with anything?

Yoda: Everything! Fear is the path to the dark side. Fear leads to anger. Anger leads to hate. Hate leads to suffering. I sense much fear in you.

Contudo Anakin é admitido e treinado. No segundo episódio reencontra Padmé, por quem se apaixona e por quem é correspondido. Mas os Jedis não podem casar, pois é suposto se dedicarem, protegerem e amarem todas as pessoas e não uma em particular. Entretanto Anakin sonha com a mãe. No seu sonho ela está presa e em perigo, e ele parte à sua procura, mas quando a encontra ela morre nos seus braços. A partir daí Anakin faz um promessa de que nunca mais perderá nenhuma das pessoas que ama… e por isso quer tornar-se poderoso….para controlar aquilo que não pode ser controlado.
Começa aqui o seu maior erro: um Jedi entende que a Vida tem fluxos, tempos próprios e é regida por leis que não podem nem devem ser controladas… fazê-lo é não aceitar aquilo que simplesmente é, não aceitar a Ordem natural das coisas… é aí que começa o seu caminho para o Lado Negro da Força.
No terceiro episódio Anakin volta a sonhar que alguém que ama está em perigo, sonha que Padmé, que está grávida, vai morrer de parto. Então aquilo que era simplesmente pensamento começa a tornar-se real: Anakin, para impedir que Padmé morra começa a proteger e deixar-se corromper por alguém que será mais tarde o Imperador, e que lhe assegura que só através dele conseguirá salvar Padmé. E quando mata outro Jedi, para impedir que esta pessoa desapareça, Anakin completa a sua passagem e torna-se Darth Vader. Cruelmente mata crianças, adultos e todos os que for preciso para conseguir o seu objectivo: ter poder para salvar Padmé. Mas nesse caminho, sem se dar conta, Anakin trai todos os seus ideais, e sobretudo trai-se a si próprio. E ao assistir a tudo isto, Padmé acredita não o conhecer mais, e sabe não mais ser possível acompanhá-lo (“You are going down a path I can’t follow”), perdendo a vontade de viver e morrendo assim que dá à luz os gémeos Luke e Leia. Assim concretiza-se o sonho de Anakin, mas concretiza-se às suas mãos. O seu medo de perder e de deixar ir eram tão grandes que para impedir que o seu medo se concretizasse acabou por se tornar na sua causa.

O simbolismo de toda esta história da primeira trilogia é esse mesmo, que ao termos medo de algo, se não o tentamos controlar no sentido de aceitar a sua possibilidade e aceitar que há coisas que não dependem de nós e que não podemos nem nos cabe controlar (por mais que seja essa a nossa vontade), estamos a criar as condições para que esse medo se concretize. Quando temos medo de algo é porque algo não está resolvido em nós e se não o resolvemos em nós ele torna-se real exteriormente para que tenhamos que lidar com ele interiormente, resolvê-lo e aprender esta lição.



* os vossos comentários são muito bem-vindos! *

Sem comentários: