segunda-feira, 31 de outubro de 2011

`Õ´



Nesta noite celebra-se o Dia das Bruxas, a véspera do Dia de Todos os Santos, em inglês "All Hallows' Eve", cuja contração deu a palavra "Halloween"... segundo se crê esta noite já era celebrada pelos celtas - que lhe chamavam Samhain (pronuncia-se "sow'inn") - uma festa que marcava o fim das colheitas e o início de um novo ano no calendário celta. Os celtas acreditavam que nesta noite, os portais estavam abertos entre este mundo e o próximo, e por coisas misteriosas e sobrenaturais poderiam acontecer.

Se quiserem saber mais há muita informação na internet, mas no site da BBC há um artigo bastante interessante e sucinto, que podem encontrar aqui.

sábado, 29 de outubro de 2011

Amália & Vinicius



Poema - Alexandre O'Neill
Música - Alain Oulman
CD - Amália/Vinicius - Editora Valentim de Carvalho
Gravação realizada em casa de Amália Rodrigues em Dezembro de 1968 num serão com Vinicius de Moraes, Natália Correia, José Carlos Ary dos Santos e David Mourão-Ferreira (Fonte)

Einstein

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Benny & Joon


"A Romance on the brink of Reality"



The Proclaimers "500 Miles"

Imagens do filme "Benny and Joon" (1993)

domingo, 23 de outubro de 2011

Abóboras


Está a chegar o tempo delas...


"A abóbora, em razão das suas inúmeras sementes, é, como a cidra, a laranja, a melancia, um símbolo de abundância e fecundidade. A maior parte das populações do norte do Laos teria nascido de abóboras pendentes do rebento axial do mundo. Verdadeiras cornucópias, as abóboras celestes dos Táis da Tailândia continham não só todas as espécies humanas mas ainda todas as variedades de arroz, bem como os manuais das ciências secretas. Fonte da vida, a abóbora é também o símbolo da regeneração. Por isso mesmo, para os taoístas, ela é símbolo e alimento de imortalidade. Foi graças a uma abóbora que o ancestral mítico dos chineses, Pan-ku (ou Fu-hi e Niu-kua) foi salvo do dilúvio. Pode ser, aliás, que Pan-ku tenha sido, ele próprio, uma abóbora. As abóboras crescem nas ilhas dos Imortais, mas elas permitem também alcançá-las, i.e., subir aos céus. Compreende-se então por que as sementes de abóbora são consumidas, como alimento de imortalidade, no equinócio da primavera, que é a época da renovação, do início da preeminência do yang. E por que as cabaças são postas no alto dos pavilhões de entrada das lojas das sociedades secretas; sinal de regeneração espiritual, de acesso à morada da imortalidade."

["Dicionário do Símbolos", de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant]

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

"Tá citando o princípio do mundo!"

Genialmente escrito, genialmente interpretado, genialmente inteligente!

Parece crítico dos homens mas no fundo não é, apenas revela a perspectiva feminina das coisas e aquilo que é preciso ter nascido mulher para sentir e saber.



"Aviso da Lua que Menstrua é um belíssimo poema de Elisa Lucinda sobre a mulher e sobre a relação homem/mulher, interpretado por ela no espetáculo "Parem de falar mal da rotina", apresentado no Teatro dos Bancários, em Brasília, dia 07 de março de 2010" (Fonte: Youtube)

domingo, 16 de outubro de 2011

*

Química... quanta química estes dois têm...




The Civil Wars "My father's father" (2011)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Amizade



Amizade... Respeito... Saber entendê-los, e saber entender que quem nos procura com bons sentimentos, apenas quer ajudar... não podemos prejulgar, interpretando como cobranças, certas atitudes que são frutos de amizade e carinho... Devemos saber nos colocar "do outro lado"...

[Marcial Salaverry]


Imagem: "Irises" de Monet

domingo, 9 de outubro de 2011

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Beauty and the Beast


Prince / Beast: "Belle... It's me"
Belle : "...It is you"

['Beauty and the Beast', Disney, 1991]



... São desenhos animados... são só desenhos, e ...